sexta-feira, 1 de junho de 2007

A moeda no Período Democrático.

Com o fim da II Guerra Mundial e a deposição de Vargas, o país entra em um período de estabilidade democrática que se prolongará por quase 20 anos. O governo de Marechal Dutra (1946-1951), candidato apoiado por Getúlio, vai promover a realização de obras importantes para os fundamentos de nossa infra-estrutura, graças aos saldos de divisas acumulados durante a guerra. No entanto, os grandes dispêndios decorrentes desses empreendimentos, somados a uma política de importação indiscriminada de bens supérfluos, levarão o país a enfrentar novas dificuldades cambiais. Como medida saneadora, institui-se, em 1948, o sistema de licenciamento prévio das importações, favorecendo, dessa forma, os produtores internos.
Em 1950, Getúlio Vargas volta novamente ao poder, eleito Presidente da República, e imprime uma diretriz econômica nacionalista ao governo, preocupado com a industrialização e o controle dos recursos naturais, como petróleo, manganês, ferro e carvão; mas o recrudescimento da crise política leva o Presidente a suicidar-se em 1945, não se verificando entretanto a interrupção da trajetória do crescimento econômico.
Com a ascensão de Juscelino Kubitschek, uma política econômica mais flexível será executada, permitindo maior participação do capital estrangeiro, aliada à ação do Estado e da empresa privada nacional. Essa política desenvolvimentista gerou o maior crescimento econômico até então conhecido no país. O Plano de Metas de Kubitschek priorizava investimentos maciços em energia e transporte, além da canalização de recursos para indústrias estratégicas, mas a interiorização da capital do país com a criação de Brasília elevou substancialmente os gastos governamentais, provocando o crescimento acelerado da inflação.
Os governos subseqüentes, ambos de curta duração, restringiram-se ao enfrentamento dos problemas decorrentes da inflação e da dívida externa, bem como da redução dos investimentos estrangeiros. A adoção de uma atitude nacionalista radical, intentada pelo Presidente João Goulart, provocou envolvimentos políticos que culminaram com sua deposição do poder em 1964 por um golpe de Estado.
O padrão monetário – o cruzeiro, criado em 1942 – permanece inalterado nesse período. A partir de 1948, inicia-se a emissão da 2ª estampa das cédulas do Tesouro Nacional, agora impressas na Inglaterra pela Thomas de la Rue & Co. Ltd., em cores diversas das anteriormente estampadas pela American Bank Note Company. Deixaram de ser impressas as notas de 1 cruzeiro.
A partir de 1945, o Banco do Brasil passa a dividir com a recém-criada Superintendência da Moeda e do Crédito – SUMOC as funções de autoridade monetária nacional; suas atividades conjugadas equivaliam às de um banco central.
Quanto às moedas, em 1956, as divisionárias de bronze-alumínio de 2 e 1 cruzeiros e 50 centavos sofreram reduções de módulo (diâmetro) e passaram a estampar as armas da República. A elevação extraordinária do preço dos metais à época leva em seguida o governo a empregar apenas o alumínio na fabricação dessas moedas e bem assim nas de 20 e 10 centavos. Em 1962, a cunhagem de centavos foi suspensa e, em 1964, finalmente extinta.
Em 1961, a Casa da Moeda do Brasil, num projeto inteiramente desenvolvido e executado no país, na tentativa de nacionalizar a produção de nosso papel-moeda, lança a nota de 5 cruzeiros, que ficou popularmente conhecida como a cédula do índio, por trazer em um dos lados o perfil de um aborígine e, no outro, uma reprodução da vitória-régia. Em 1962, o crescimento da inflação determinou o lançamento da cédula de 5.000 cruzeiros.

Nenhum comentário:

COMO INICIAR SUA COLEÇÃO

São infinitos os métodos de colecionar moedas, dependendo do gosto de cada pessoa, oportunidades, etc. como por exemplo, moedas espanholas, brasileias coloniais, indianas, por período, data, importância histórica, etc. Mas alguns critérios podem ser considerados importantes para manter uma boa coleção: Escolher sua área de interesse e seguí-la; Estudar a respeito do assunto em livros, catálogos, sempre; Procurar obter moedas no melhor estado possível, mantendo com isso o bom nível da coleção e, se possível, substituir uma moeda danificada por outra melhor; Estar sempre atento às moedas ( e se for rara??!!); Uma coleção se faz aos poucos, é preciso paciência. geovisit();

Dica de compra da semana (NACIONAL).

Dica de compra da semana (NACIONAL).
Moedas comemorativas dos Jogos Pan Americanos 2007.

Dica de compra da semana (INTERNACIONAL).

Dica de compra da semana (INTERNACIONAL).
Nova Zelândia (5 Dólares).